Senta Ai....

E comenta... Sinta-se a vontade...
Vale tudo, só não vai valer ofender ninguém... (exceto alguns personagens políticos... rs; brincadeira - ou não... rs)
Fora isso... Deita que o Divã da Karaã é nosso...

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Parabéns Ditadura Militar



Durante essa madruga eu me embrenhei pelo viés da política (assunto, que particularmente sempre gostei, desde os 6 anos de idade, acreditem se quiser)... E o que me fez mexer nesse assunto tão desgastado e "chato" pra maioria nessa noite?! 
O fenômeno Celso Russomanno (poutz, me dá arrepios esse nome)...
Comecei stalkeando o perfil de um amigo meu no Facebook, sei que ele é da mesma opinião que eu sobre esse cidadão, e fui ver o que ele tinha postado, pra pesquisar mesmo... Pois bem, fui vendo e postando no face e também no G+ (Google Plus)...
No G+ rendeu melhor, surgiram uma discussão sadia, e foi me fazendo pensar e postar, pensar e postar, e cheguei a algumas conclusões, umas já postei, outras deixei para o blog, e vou entrar mais a fundo (pelo menos eu pretendo)...
Vou começar pelo fim, até eu chegar aonde eu quero...
Cidade de São Paulo, setembro de 2012, véspera de eleições municipais, surge na maior cidade do país (em tamanho e economicamente) um fenômeno da mídia, com carisma, com simpatia, sabendo usar as palavras, dando a esperança de uma vida melhor, e sem apadrinhamentos, surge então o "El Salvador", aquele que se preocupa com todo o povo...
Peraí, essa descrição até tá meio parecida com alguma que eu poderia fazer em 1989, mas em relação as eleições presidenciais...
Sim, estou meio que comparando Russomanno com o Collor...
A diferença, como eu li nessas minhas pesquisas, é que o Russomanno, fala baixo, pausadamente, é tranquilo (bom, pelo menos até a máscara dele cair na entrevista ao SPTV semana passada). Outra é que a imagem de defensor do consumidor, feita quando ele era repórter no falecido programa de TV "Aqui e Agora", o ajudou demais. Ainda mais numa realidade nacional, que o direito do "MEU" é e tem que ser mais do que qualquer coisa, o direito a consumir hoje em dia é a máquina da vida... 
E o que falar da minha amada cidade?! Infelizmente, em São Paulo, sempre se pensou assim, e fica muito evidente em época de eleição, aonde os que possuem mais querem que o seu direito de manter e ter mais seja garantido, e os quem tem menos, por influência da mídia acabam votando nos mesmos, por achar que "é assim mesmo"...
Eu sou paulistana, amo esse lugar, mas não sou cega, e sei qual é o nosso maior defeito, SOMOS O POVO MAIS EGOÍSTA DESSE PAÍS, e pagamos muito caro por isso, nem estou falando de impostos, estou falando de décadas de maus administradores no nosso governo (seja municipal, quanto estadual), e com isso a cidade e toda a sua infraestrutura está sucateada...
Esse pensamento egoísta só faz mal a nós mesmos... Lastimável...
Não sei quando vamos aprender que as coisas só vão melhorar, quando o pensamento mudar, quando entendermos que o bem estar geral tem que ser colocado em primeiro lugar, assim então as coisas estarão boas individualmente com certeza...
Bom, agora eu começo a me aprofundar nessa história, a mentalidade de um povo...
Quem nunca escutou, ou mesmo disse "Eu odeio política", pois bem, agora vocês vão se surpreender... VOCÊ, é você mesmo, é político... Fazemos política o tempo todo, a vida toda, só que damos outros nomes para isso... Exemplo: Um bebê está com fome, o que ele faz, ele chora, obviamente, e para sua surpresa, a fome dele é saciada, ele aprende que se chorar vai se alimentar, ou sua fralda será trocada, ou será pego no colo... Ele aprendeu a fazer política... E assim passamos a vida toda... Simples não?!?! A política, que envolve os que nos representam nas esferas governamentais, é apenas um segmento, um tipo de política...
Agora outra coisa "político é tudo ladrão, nenhum vale nada"... Ok, partindo da premissa que um candidato é eleito para representar pelo menos uma parcela da população, entendesse que ele é o reflexo de seu meio... Ai você me diz "eu não sou ladrão", então eu te convido a pensar um pouquinho mais...
Você NUNCA mesmo ficou com aquele troco a mais, que a caixa do supermercado te deu sem perceber?! Mesmo sabendo que no final do expediente ela seria prejudicada?! Você NUNCA furou uma fila?! Mesmo vendo que tinha pessoas a muito mais tempo que você, e talvez com problemas mais urgentes a serem resolvidos?! Você NUNCA colou na prova, mesmo sabendo que isso LHE prejudicaria, ou as vezes prejudicaria o colega de classe de quem você colou?! Você NUNCA se omitiu diante de um erro (seu) na empresa, que o qual poderia custar seu emprego, mas que se ficasse quieto talvez tudo ficaria bem, exceto o seu colega que poderia levar a culpa no seu lugar?! Você NUNCA mentiu a idade de seu filho apenas para não pagar a passagem, mesmo isso podendo prejudicar o cobrador, caso o fiscal pegasse?! E tudo isso sem nenhum ou quase nenhum peso na consciência... Pois bem, são tantos os exemplos, que se eu ficar aqui não acabou nunca mais, mas o que eu quero que você que está lendo entenda, que não somos (sim eu me incluo nessa) melhores do que qualquer político, pois eles são a gente, vieram do nosso meio... Somos corruptos naturalmente, graças ao tão cantando, reverenciado "Jeitinho Brasileiro", somos tão orgulhosos disso, não é mesmo?! Que acabamos esquecendo que isso é errado, que isso nos faz ladrões, em maior ou menor escala... Fazendo isso estamos sempre lesando alguém, direta, ou indiretamente... Ai vem de novo o tal do egoismo "O que importa sou eu, minha vida, o que é meu, e meus interesses"... Se colocar em primeiro lugar, não é egoismo, é amor próprio, o problema é quando esse amor vira narcisista, que não vê mais ninguém, que o outro perde totalmente o valor, principalmente, se o julgarmos inferior por algum motivo... Então como queremos que quem nos representa seja diferente?! Acho muito difícil, nesse caso o exemplo tem que vir "debaixo", do meio da onde eles surgem...
Mas ai vem outra frase celebre "Ahhh, mais isso nunca vai mudar... Pra que tentar?! Sempre vai ser assim mesmo...", ahhhh o belo conformismo, juntamente com seu parceiro o glorioso comodismo... PERFEITO! Perfeito para quem é mais esperto, e soube aproveitar todas as oportunidades, e usou seu "jeitinho brasileiro"...
Logo em seguida, até escuto já "E vou fazer o que?! Eu sei de tudo isso, mas sozinho não posso nada... Uma andorinha só não faz verão"... Que lindo! E assim continuamos na mesma situação, e você continua reclamando dos políticos... Será mesmo que só eles são culpados?!
Claro que existe gente esclarecida, mas que também não move um dedo para espalhar os seus conhecimento (de novo o egoismo, o conformismo, o comodismo e o jeitinho brasileiro), esses são os piores, podem e não ajudam... "Ahhh mas não adianta porque a mídia é emburrecedora, e o povo gado, manipulável"... Poxa, você pensou tudo isso sozinho?! Ou o Google te ajudou?!?! 
Ahhhhh eu falei Google... ÔÔÔ, percebe que hoje em dia existe internet?! "Ahhh mas muita gente nem liga para o que você está escrevendo aqui" E por isso eu vou desistir?! Claro que a maioria não vai ler, mas alguns vão, se pelo menos eu ajudar alguém a perceber a realidade, já terá valido a pena... E se de repente, essa pessoa resolve fazer a mesma coisa?! E toda outra, e assim por diante... Já será bem mais interessante não?!
Outra coisa "Ahh eu não tenho culpa, a culpa é da falta de educação, de saúde, e pagamos tantos impostos"... Lá vem de novo comodismo, conformismo, egoismo, jeitinho brasileiro e mais uma novidade... BRASILEIRO APRENDEU A NUNCA ASSUMIR A PRÓPRIA RESPONSABILIDADE... Sempre terceiriza a culpa... Até a de EDUCAR seus próprios filhos, passou a responsabilidade para os professores, e ai deles se não desempenharem bem esse papel, são até ameaçados... Mas a culpa nunca é dos país... Poderíamos começar a mudança por ai, dentro de casa, na educação de nossos filhos, com valores, com moral, e ética, e deixar para a escola, apenas o que de sua função, ensinar matérias, convivência pessoal, noções de cidadania, entre outros, mas a base do cidadão vem de dentro de casa... Isso se perdeu e muito...
Brasileiro adora achar um bode expiatório... Mas assumir que é bom não... "Ah são ladrões", eles vieram da onde? Quem votou? Por que você não se mexe pra mudar? Por que não educou melhor? Por que você não tenta? Preguiça política... Nos governos falta vontade política, na população sobra preguiça política... E quem não tem preguiça, e sobra vontade de aproveitar, faz a festa, com a sua autorização...
Não digo que tudo é nossa culpa, nossa máxima culpa... Tem uma origem pelo menos em alguns pontos, pelo menos na minha opinião... A Ditadura Militar, com ela aprendemos bem, acho que a única vez na nossa história aprendemos bem, e repetimos a lição até hoje, e quais são elas?!
Não gostar, e não se interessar pela política...
Ser conformado com as coisas... Ser acomodado com as coisas...
Ser egoísta (Tradição, Família e Propriedade - lembra?)...
Tudo isso aprendemos pelo medo, hoje em dia continuamos pela preguiça, e porque dermos um jeito de incorporar no nosso querido "jeitinho brasileiro"
O Brasil, sobretudo meu estado, principalmente minha cidade São Paulo, pensa da seguinte forma "se não me prejudicar, o problema não é meu", "isso não é responsabilidade minha", "para que eu vou perder meu tempo, se não vai adiantar", "a minha parte eu faço, cuido da minha vida", "eu vou votar nulo", "tem quem faça, se não tiver eu acho quem tem culpa", "eu quero porque eu quero", "se nada der certo, eu dou meus pulos" e por ai vai... Analisando tudo isso friamente só tenho uma coisa para falar:
Parabéns Ditadura Militar, objetivo alcançado, missão cumprida!

Mas você pode mudar se quiser, mesmo fazendo pouco, porém pode e deve fazer, por mínimo que seja... O erro que começou lá atrás, mas não pode servir parar justificar os nossos erros atuais... Agora POVO ACORDA!!!! Tá em tempo... Tá em tempo!!!!
Mas você tem que se mexer e fazer AGORA!!!!
Só não podemos esquecer do que passamos... Temos que sempre lembrar, e aprender, para nunca mais fazer!!! 

Um povo sem memória, é uma nação sem futuro!!!!


Não tenho a pretensão de ser uma revolucionária dos dias de hoje, mas eu sei que posso contribuir de alguma forma, e essa é uma das formas, escrevendo, encontre a sua também e faça, faça agora...






"Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Há soldados armados
Amados ou não
Quase todos perdidos
De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição:
De morrer pela pátria
E viver sem razão

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer

Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Somos todos soldados
Armados ou não
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não

Os amores na mente
As flores no chão
A certeza na frente
A história na mão
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando
Uma nova lição"



47 comentários:

  1. Interessante! Geraldo Vandré deu tum toque a mais!
    Sei bem como é escrever sabendo que talvez seja d+ para olhos cansados...
    E também sei que nos dias de hoje, precisamos muito mais do que algumas inciativas, sei que vc compreende isso, vc escreveu isso!
    Qnd penso em como as coisas estão caminhando, vejo que nosso progresso visa um retrocesso mental, logo, a não capacidade de raciocínio lógico impede diretamente que a verdade seja compreendida!
    Os brasileiros estão muito acomodados, faz tempo que nenhuma atitude de impacto é tomada, e, o pouco que é feito torna-se logo esquecido pela frenética proliferação de cretinices. O que muitos veem como acesso a informação, na verdade é uma venda em seus próprios olhos. Estes "cegos" não percebem que ao serem bombardeados o tempo todo com o que acham ser a verdade, a verdade por sua vez não pode ser completamente digerida, na verdade, a verdade deve ser engolida de imediato, pois do contrario as novas verdades a serem "oferecidas" serão perdidas.
    E como tudo isso afeta a politica?
    Vc gosta de politica desde os 6, tenho certeza que compreende que a politica usa ferramentas que a maioria nem imagina que estão conectadas diretamente como os processos políticos.
    As pessoas, por não serem capazes de perceber a verdade, justamente por acharem que a verdade é toda essa "poluição" que lhe nubla a mente, não conseguem perceber as manipulações políticas que estão aos montes em cada esquina.
    Não vejo nessas eleições nenhum politico de valor, os mais forte ou são falsos "profetas" ou são covardes que já abandonaram suas responsabilidades antes e agora querem provar seus motivos.
    O mais triste é ser "obrigado" pela democracia (?) a escolher um entre estes falhos vendedores de verdades!
    O povo, de fato, não sabe que tudo está conectado, não sabem que mesmo que não sejam afetados diretamente, serão afetados de um modo ou outro! Isso é triste...
    Espero que mais pessoas leiam o que você escreveu e que tenham em mente o que eu tenho agora...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, obrigada pelas palavras, agradeço imensamente pela sua contribuição com o seu comentário... Parabéns pela sua lucidez!!!

      Excluir
  2. Primeiramente, quero te parabenizar pela iniciativa. São poucos os que pensam assim, e sua perspectiva com certeza impulsionará a muitos a tomar alguma atitude em prol à nossa sociedade. Eu também, desde pequena, interesso-me por política, mas não era uma pessoa que se posicionava. Bom, não tenho muito o que falar, tenho só 16 anos, e começarei a votar esse ano, mas sempre quis votar, tanto que eu influenciava, desde muito pequena, nos votos dos meus pais. Mas agora sinto que posso fazer a diferença, não só com um voto, mas com outros meios. Um deles você mesma utilizou, que foi expressar-se por meio do Blog. Senti-me impulsionada a também fazer algo pela política, a ter ideias novas, a pensar fora da caixinha, e tomar medidas para ver mudanças.
    Obrigada, e com certeza vou compartilhar sua postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, você não tem ideia de como fiquei feliz de ver alguém com a sua idade pensando assim... Eu também comecei a votar com 16 anos, e desde de criança influenciava o voto dos adultos ao meu redor, com minhas opiniões... Fico imensamente feliz em saber que consegui te influenciar a fazer algo parecido, e que sabe seja melhor ainda do que faço... Parabéns a você garota, continue assim que tu vai longe!!!

      Excluir
  3. - Curiosamente nessas eleições municipais estão surgindo país a fora candidatos jovens, com pouquíssima ou nenhuma experiência política administrativa; não que eles não sejam capazes de governar, mas, se observarmos com mais cuidado veremos que todos eles estão comprometidos com a velha política dos partidos tradicionais. Aqui em Florianópolis a situação política não foge a regra.

    - Camile parabéns pelo texto, realmente muito oportuno.

    - Um cordial abraço,
    Jocélio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jocélio, realmente a "mágica" dos marketeiros está funcionando, como o povo "está cansado" das mesmas caras, os partidos estão tentando "inovar" dessa forma...

      Obrigada, e eu que agradeço pelo seu comentário.

      Excluir
  4. Camile Karaã !
    No G+ conheci algumas pessoas que como eu e não tem medo de opinar de forma sincera e mostrar sua indignação, e eu nunca falei com elas diretamente.
    Eu sei que o caráter é um dos poucos Dons do Ser Humano que vem no DNA ums tem outros não + como todo o resto precisa de exercício, é ao mesmo tempo é o + cotado a ser comprado, e para alguns não esta a venda, e para muitos vale o maior preço !
    Entendi e concordo com tudo em gênero, numero e grau,seu texto é Sublime,Transparente e eficiente, e tem razão, o Russo Mano é uma replica melhorada do Collor sim.
    Não tenha duvidas disso.
    Na época o Collor estava de braços dados com a Globo, o Russo Mano esta com a Igreja Universal da qual ele faz parte + nega para não repercutir de forma negativa !
    Como fez no (SPTV) semana passada, o que era logico, ele sabia que ia ser atacado e mesmo assim ele foi, ele é bobo ? ? ? Não no episodio do 09/11 o Imbecil do George W. Bush também foi a um programa de TV esclarecer por que na hora do ataque ele estava numa escola lendo para crianças, mesmo sabendo do atentado ele ainda permaneceu lá ?
    Ele sorriu e disse não tinha nada que podia ser feito e etc.
    Foi isso que o Russo Mano fez não foi uma derrota, foi vitoria !
    Sabe qual foram os comentários ? ? ?
    Aqui esta . . .
    CHEGOU O ELEITO, NOSSO FIEL NA MISSÃO DE EXORCIZAR O MAL E A CORRUPÇÃO!
    E a menos que apareça algo muito grave contra ele, ele já venceu essa eleição, infelizmente !
    Acredite não existe maneira de fazer uma mudança sem haver efeitos Colaterais, e nesse Pais é + fácil outra Era Do Gelo do que mudanças verdadeiras !
    Aqui nesse Pais existe uma unica Lei que realmente funciona ficar calado e omisso tem suas compensações !
    Ou seja covardia é uma Lema, Ser Omisso é uma dadiva, ser Hipócrita é ser Brasileiro !
    + Sei que não é muito, enquanto houver pessoas como você, o Luiz Tegedor, Alzir Fraga e outros poucos ainda não acabou !
    Uma Resistência já vem do pro pio nome (RESISTÊNCIA) que resiste, opõe.
    Somos poucos + Resistimos !Parabems pelo texto e por sua sensatez !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter aceito o meu convite a ler meu texto, realmente vc tem razão em sua análise... Mas sou louca, e como todos os loucos, eu sonho, e sigo atrás desse sonho... Sei que não posso fazer muito, mas tentarei, quando conseguir ser professora de história e de filosofia, ajudar a formar cidadãos pensantes... Não tenho a ilusão de que mudará agora, ou ainda nessa geração, mas quem sabe os meus netos comecem a vislumbrar essas mudanças? Pode ser utopia, mas gosto de acreditar, que sim, um dia será possível... Mais uma vez Marcos, agradeço muito a sua atenção.

      Excluir
    2. Eu sei que é !
      Por isso acredita !
      Você já esta fazendo a sua parte da mudança, ACREDITE !
      Grato por partilhar suas ideias siga em frente !

      Excluir
  5. As mudanças neste país se fazem de forma quase imperceptível.Creio que esses falsos políticos ,mais cedo ou mais tarde deixarão cair a máscara e revelarão-se por inteiro.Pena que não devolval o que surrupiam dos cofres públicos.Gente como nós,tem de levantar certas bandeiras denunciando no dia a dia as pequenas falcatruas a que esyamos diariamente sujeitos.Exercitar a cidadania deve ser sempre um prazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Rose... Exercer cidadania é a melhor maneira de praticar política... Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
  6. Como sempre o Brasileiro comodista e conformista que chegam a ser sinônimos nesse caso, só conseguem mudar na base do medo. É natural do ser humano ser assim, egocêntrico, egoísta e até mesmo narcisista, pensar demais em si mesmo de uma forma que fica cego, cego e não enxerga o ambiente ao redor, a situação em que está, como os outros estão vivendo... é a mágica do século e talvez do milênio, a ilusão do bem viver. Onde ao escutar que está tudo bem, ao ser insistido, ao se conformar e se acomodar, a pessoa entra em uma cúpula onde no interior só há flores, rios e vales e no exterior pântanos, vulcões e árvores queimadas. Entretanto, também é natural do ser humano, se transformar, mudar, evoluir somente quando um choque ocorrer em sua vida... é assim que abrem os olhos, assim que passam a enxergar através da cúpula, assim que descobrem pontos de vista diferentes... E é por isso que para um ser comodista e conformista, apenas na base do medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento ser a pedra que quebra essa redoma, de pelo menos uma pessoa, eu sei que vou conseguir quebrar... E tenho esperança que essa pessoa faça a mesma coisa com outra e assim por diante... Temos que sair dessa "Matrix". Obrigada Andy.

      Excluir
  7. Como vc comentou no G+ (Google Plus) parece que, pelo menos em vários pontos, temos o mesmo pensamento. Eu já sou revoltado com tudo isso... quando vejo uma pessoa (aparentemente estudada) jogando uma lata de cerveja pela janela do carro, eu fico me perguntado: "O que faz o cara fazer isso? Será que ele acha certo sujar a cidade? Cadê o simancol?". Por que as pessoas não pensam no mau que fazem jogando lixo na rua. Quando alguém ultrapassa o sinal vermelho o que será que ela pensa? Será que isso é normal? Tanta gente faz isso e não acontece nada? E o problema que estou tendo: Tenho um filho de 5 meses de idade, e todos as noites é um saco motociclistas com escapamentos alterados passam perto de casa e o menino acorda assustado e chorando com o barulho alto. O que faz um ser humano alterar o escapamento de seu veículo e incomodar várias outras pessoas com barulho inútil. É claro que a pessoa não pensa nos outros, se pra ela "está legal" então beleza. Me fez lembrar de algo que fiquei sabendo que aconteceu em Brasília. Onde a obrigação dos veículos de pararam para o pedestre travessar a rua. Só funcionou depois de aplicar mtas mutas. Infelizmente o brasileiro é educado quando atinge o bolso. Ou não, na minha cidade as ruas são, completamente, cheias de "lombadas". É lambada pra todo lado enchendo o saco de mta gente. Mas pq tem que fazer isso? Pq o povo não respeita velocidade, não respeita a vez do outro. Precisava disso? Pensou se todos se respeitasse e pudessemos ter ruas livres de obstáculos e todos trafegarem com conforto e tranquilidade. Como mudar essa mentalidade? Como dizer pro zé-da-esquina (que não tem internet), que essas coisas podem ser mudadas e melhoradas para um convívio melhor entre as pessoas. No AP onde eu moro tem um aviso bem claro. Obras são apenas permitidas nos horários estabelicidos na regra do condomínio. Não é que aparece "um povinho mau-educado" fazendo barulho de furadeira em pleno feriado!!! Puta que raiva. O que faz o "camarada" pensar em que se ele desrespeitar a regra estará tudo bem??? Assim vai, o nosso povo a cada dia que passa mais trancado no seu "mundinho" interior onde tudo o que está a sua volta não importa se pra ele não importa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece pelo seu filho Robson, eu sei que não vai ser hoje, ou na nossa geração, mas plante essa semente no seu filho... E algum dia, quem sabe os nossos netos irão ver um país realmente melhor... Obrigada por ter aceito meu convite em ler meu texto, e por ter comentando também, muito obrigada mesmo.

      Excluir
  8. Parabéns pelo texto. Concordo com ele, em linhas gerais.

    Sérgio Buarque de Holanda (infelizmente mais conhecido hoje como o pai do Chico) diz, nas "Raízes do Brasil", que não estávamos (na época da instalação da República) preparados para a democracia. Acho que ainda não estamos, pois precisamos crescer muito, principalmente abandonando a malandragem e o jeitinho brasileiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Júlio.

      Eu li esse livro na faculdade de história... Infelizmente ninguém sabe quem é Sérgio Buarque de Holanda... Realmente não estamos preparados. Além de tudo o que você falou, falta respeito, é algo que está em desuso nesse mundo.
      Agradeço pela sua contribuição.

      Excluir
  9. A ideia do egoismo, egocentrismo do cidadão e do eleitor citados em seu texto, e bem elucidada por Joseph Schumpeter, se tiver tempo da uma lida, você vai entender melhora questão do egocentrismo na hora de votar!
    Embora seu text seja envolto de muito romantismo, acho que é válida a ideia, mas seria melhor fugir desse viés marxista, nada contra sou um grande adorador do marxismo, mas não retrata a realidade, vivemos em puro capitalismo, os preceitos de cooperação entre cidadãos esta muito longe de ocorrer.De qualquer forma, meus parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, tenho essa ideia romântica mesmo... Essa ideia utopia que me põe em movimento, se isso me ajudar a fazer alguma coisa para uma mudança de um passo adiante, fico feliz... Agradeço demais pelo seu comentário Agenor, é sempre bom ter uma visão de fora, que seja mais racional, isso com certeza me fará manter um pouco mais os pés no chão... Obrigada.

      Excluir
  10. A BELEZA DO OUTRO SER: DEPENDE DO OLHO QUE O ESTA VENDO... SE É O CARNAL OU ESPIRITUAL... AÍ DA PRA-VER A DIFERENÇA DAS BELEZAS...kkkkkkkk

    CAMILE KARAÃ VC. PARECE UMA ESCRITORA MENINA... PODE MANDAR FICHA QUE VAI DAR JOGO.... PARABÉNS POR TUDO EU GOSTEI...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAhuAhuUHaUHAuhUHAhuHUAHUHUAuHAhu

      Obrigada José, quem sabe um dia, quando eu conseguir amadurecer a minha escrita, é uma ideia, não é?! Obrigada pelo seu comentário e elogio.

      Excluir
  11. Camile,
    O seu texto é muito bom e nos convida a reflexão de que a mudança de diversas coisas está em nossas mãos e você tem razão. Somos o que pensamos e o meio em que vivemos é o reflexo do nosso interior. Infelizmente os politicos eleitos, quando tem bons projetos, ficam sujeitos a vontade da maioria que só pensa em administrar em causa própria, em arrumar emprego para os parentes e para embolsar o dinheiro publico e eis que dificilmente o cara que entrou com boa vontade consegue se manter lícito ou quando consegue, seus projetos minguam e ele morre na praia. Isso um dia vai mudar? sim, acredito que hoje em dia com a internet e a divulgação dos paineis de votação da câmara, senado e outras importantes instituições, os eleitores tendem a ver o politico com olhos de super homem e passem a entender que aqueles que foram escolhidos por ele vão ajudar ou ferrar a população ... mas são muitos ! nós somos a maioria ! Por hora, eu digo que o meu voto será anulado até que os meus pedidos por seriedade nas eleições seja atendido pelos meus amigos, amigos dos amigos, conhecidos e desconhecidos. Temos um longo caminho pela frente, acho que mais uns 20 anos talvez, até que todos os lares tenham acesso a internet ou a informação verdadeira, não aquelas que são veiculadas nas tvs que são formadoras de opinião, geralmente interessadas no político que não vai mexer com elas (vide Senador Crivella que a Globo detonou).
    Quando tivermos um numero de votos anulados bem maior do que o total dos votos validos para todos os candidatos, quando o legislativo, executivo e judiciário tiverem uma parcela maior de pessoas de bem que não furaram fila nem ficaram com o troco errado do caixa, ai sim teremos um pais justo em que o bem maior, o bem geral da população será a meta principal dos eleitos pelo povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e agradeço por colaborar com seu ponto de vista aqui no meu blog. Eu acredito que uma mudança real, só nossos netos irão ver, mas isso já é uma esperança. E continue fiscalizando.

      Excluir
  12. Qual será a geração da mudança + 50 anos? A minha fracassou...

    Já dizia o cantor: "....meus heróis morreram de overdose. Meus inimigos estão no poder...."

    Quem sabe, poderíamos começar pelo voto facultativo, seria um pequeno sinal por um país democrático e coerente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vislumbro que talvez meus netos comecem ver essa mudança... Seja ela com voto facultativo ou não, o importante na minha opinião, é a gente começar a se mexer de verdade, parar com a besteira "política não se discuti", e começar a discutir sim, acho que é o primeiro passo, deixar a preguiça política de lado... João, obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por suas palavras Noleis... Pode ter certeza que elas me fortaleceram e muito, não vou desistir dos meus sonhos, das minhas ideias, não vou desistir de mim principalmente... Esse tombo vai apenas me fortalecer mais, e ver que o caminho é duro e difícil, mas que de alguma forma vai valer a pena!!! Muitíssimo obrigada por esse seu apoio!!!

      Excluir
    2. É isso ai confira a foto que poste para vc no Google+ agora

      Excluir
    3. repostei este comentário mas em baixo...

      Excluir
  14. Realmente as vezes a apatia do povo Brasileiro incomoda,penso que na vida não exista neutralidade,pois quando você se lança em cima do muro,você já escolheu seu lado.Fico orgulhoso quando nossos vizinhos,argentinos,paraguaios e etc..,saem em busca de seus direitos e brigam politicamente por melhorias sociais,assim como acontece na frança e alguns outros países.Mas aqui no Brasil essa consciência não existe,vemos,ouvimos e ficamos calados,inertes.
    É engraçado ver um povo que se une por tantas individualidades como: parada gay,marcha das vadias,marcha da maconha e etc.., mas não se une em prol de um mesmo objetivo, ou seja:o objetivo de fazer de nosso Brasil,um país mais justo e solidário.Parabéns por suas palavras,também concordo que:cada povo tem os políticos que escolhem e por consequência a sociedade que merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdemos a mão das manifestações... Eu participei de várias na década de 90, mas sabe o que desanimava? Era a mídia, que distorcia os fatos, mentia ou simplesmente ignorava... As passeatas era contra a modularização do ensino técnico na época, o presidente era o FHC, e o ministro da educação Paulo Renato, levávamos em torno de 10mil a 15mil estudantes as ruas, nos telejornais era noticiado "entorno de 2mil estudantes de escolas particulares, fazem passeata por reivindicações de mensalidades mais baixas" COMO ASSIM?! Isso revolta, e enfraquecia o movimento, e por consequência a vontade de lutar... E de lá pra cá, os jovens cada vez menos interessados no próprio futuro, quanto mais no futuro do país... Mas temos o dever de educar nossos filhos, para mudar esse quadro... Bom, como não sei quem você é, pois assinou anonimamente, só poderei agradecer sem nomear... rs
      Muito obrigada pela sua colaboração nos comentários.

      Excluir
  15. Camile teu texto para mim ficou ambíguo. Não percebi muito bem qual o seu posicionamento perante a ditadura militar, ok? O que eu vejo hoje é que o governo "comprou" votos com o famoso "bolsa voto" e quer pintar a imagem mais negativa possível daquilo que conhecemos um dia por 'direita'.

    Mas sejamos diretos: hoje a direita é a esquerda do passado - muito mais corrupta, diga-se de passagem! Hoje (e incluo no hoje o governo do também socialista FHC). O último governo de direita que este país viu foi o do Gen João Batista Figueiredo.

    Então vejamos: se você contesta a ditadura militar (que saiu do poder a há quase trinta anos) você estaria falando da geração com mais de cinquenta anos (que é a minha). Agora, se você se refere à geração entre 16 e 48 anos você deve escrever "Obrigada esquerda brasileira, objetivo alcançado".

    Fazem doze anos que eu anulo o meu voto, e sabe porquê? Porque para a última eleição que votei (a de 2002) eu votei em um mentiroso chamado Lula - fui militante do PT durante 25 anos. Aprendi a detestar política lá.

    Sempre vou apoiar quem gosta de política, só não quero ver as pessoas se iludirem ao pregarem (trinta anos depois) contra os erros dos quais elas são as culpadas. Esse negócio da esquerda brasileira falar que a culpa da roubalheira que ela hoje faz é culpa de um governo que acabou a trinta anos é cômico, sabe Camile.

    Não deixe que te iludam. A culpa da geração de hoje não gostar de política é dos políticos de hoje (a esmagadora maioria de esquerda, você pode ver pelas legendas). Nada disso tem qualquer ligação com o governo militar - o qual teve seus erros, mas que foram bem menores que os dos governos do que o Fernando Collor (na época de eleito chamou de Brasil Novo).

    Parabéns pelos seus ideais. Só não se iluda: a culpa do Lula roubar é do Lula, não dos militares. A culpa da Dilma perseguir o Sepúlveda Pertence do Tribunal de Ética porque ele repreendeu a membros do governo dela que faltaram com a ética é da Dilma e não de algum direitista. Aliás, quanto a nossa excelentíssima presidenta ser - de origem - assaltante de bancos, assassina e terrorista nunca vi ninguém falar nada, você já?

    Um abraço

    Nelson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente você não entendeu meu texto, mas tudo bem, eu respeito a sua opinião, mesmo não concordando... E agradeço a sua contribuição... Muitíssimo obrigada Nelson, opiniões diversas sempre serão bem vindas, desde que façam assim como você fez, mantendo o respeito e o nível lá em cima... Seja sempre bem vindo!!!

      Excluir
  16. Respostas
    1. De nada, Camile!

      Mas, como coloquei desde o início, não é o que eu não entendi do teu texto que coloquei no meu comentário e sim a realidade do que acontece.

      Como eu disse não foi o governo militar quem fez que a gente não goste mais de política e sim o governo civil.

      Não me entenda mal, não desejo a volta do governo militar. Mas sinceramente acho que os profissionais da política que regem o nosso país hoje montaram um esquema de corrupção tão bem institucionalizado que seria preciso gente muito diferente e nova, com outros valores (aqui não falo de instrução pois todos os que estão lá estão muito bem instruídos, mas de valores mesmo, de certo e errado, de trabalhar e não roubar) para que a coisa mudasse.

      Espero que a geração que venha a fazer essa mudança tenha a consciência de que foram os governos 'de esquerda' que colocaram o país onde ele se encontra hoje.

      E tiveram trinta anos para fazê-lo. E conseguiram fazê-lo muito bem...

      Excluir
    2. Eu continuo acho que você não entendeu o que eu quis dizer, sobre a ditadura militar... rs
      Mas mesmo assim obrigada.

      Excluir
  17. Meus parabéns Camile pela sua dedicação em postar algo tão lúcido sobre a realidade de nossa sociedade e também pela coragem de expor a sua opinião, que com certeza a maioria dos leitores não gosta, devido à dificuldade de enxergar e assumir que possuímos uma parcela de culpa e que os políticos são o reflexo de nossa sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e elogios.
      Isso é uma das coisas que eu posso fazer, é um passo que posso dar na tentativa de ajudar a mudar a nossa realidade. Mais uma vez obrigada pela sua contribuição.

      Excluir
  18. Querida Camile, vc é super inteligente, não precisa responder algumas mentes sem noção. Muitos dizem e comentam o que nem sabem ou entende. Infelizmente o mundo está cheio destes, más por outro lado existe em escala maior os que tem noção e sabem o que dizem, filtre isto aproveite as coisa boas e melhore os teus conhecimentos o resto... Jogue fora! Eles só servem para nos atormentarem e tormento só nos fazem mal. Você é muita ativa, hiper ativa, tem raciocínio intendente, limpo e rápido. Pessoas como nós sofrem estas coisas, más tem que ter calma, usar palavras mais relaxadas, as vezes isto pode desencadear e animar ainda mais os maus animados entende? Não liga, sei que é chato e é difícil ficar calado, estes que não te respeitam e te xingam, acredite! Não tiveram chance a educação que vc teve, aproveite estes comentário pra te fortalecer sabendo que vc é superior á estas minorias... Não é você que está os descriminando, más sim eles a, eles próprios. Levante seu astral. Não nos conhecemos, não somos add como amigos no Google+, nem no Orkut Nem no Facebook, nem no Youtube, nem no Twitter, nem no Linkedin pra que eu te defenda, sou contra absolutamente contra a qualquer injustiça, difamação e descriminação, quem quiser que cuide do que diz a das palavras de agressão que usam contra as pessoas, isto é crime e dá cadeia. é só denunciar-los. Existe lei ativa contra isto. E é fácil demais de descobrir que é os que cometem estas arbitrariedades. Então não esquenta. Vejo que você é uma guria do bem acima de tudo, e quer conscientizar as pessoas, más muitos orgulhosos e os que não usam a inteligência que tem não admitem que alguém tente lhes alertar sobre a realidade.Tuas palavras e causas são justas más, tenha paciência vá mais devagar ta bem! Se sabe que muitas coisas neste país também são vítimas inclusive os militares, eu não sou um, más existe o lado oculto das coisas e na verdade não da para radicalizarmos tudo e todos. Torço muito por você! Felicidades e que as pessoas passem a te respeitar e te reconhecer. Que Deus te ilumine sempre e sempre mais como, á todos que aqui entram, te lendo e comentando com suas expressões, as quais devem ser livres. Concordo muito, totalmente com você, más, tudo dentro da mais perfeita ordem e respeito. Tudo aberto ao diálogo, escutas, falas, entendimentos, conclusões a alguma coisa, mesmo que não totalmente aceitas ou definidas. Não é fácil transformar o mundo e o conscientizar sobre a verdade, na verdade a verdade a estes tipos de comentários, é uma coisa muito complexa. Muitas coisas dependem de um certo tempo, de mais estudos além daquele que já o temos e muita paciência. Sabemos que na vida militar e na política existe o lado oculto das coisas, há muitos certos, corretos e há também os incertos e na verdade não da para radicalizarmos tudo. Você sempre terá os que são e serão ao teu favor e os que são e serão contras você. Só Não se deixe derrotar, e se abater ao expor a sua visão e suas idéias. Só que, precisamos saber como fazer para isto para não contrair atritos, pois sempre terá um que entenderá menos que outro, mostrando assim por isto, certas maneiras negativas e menos compreensiva e você não merece se deixar abalar por isso. Na verdade isso serve para nos fortalecer, e quando nos sentirmos fracos sempre terá um á postos para te fortalecer. Siga sempre em frente, construindo, lutando, fazendo amigos e sorrindo más, sem bater de frete demais ok! Seja paciente. Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Se todo Brasileiro, tivesse uma visão politicamente correta, ou pensasse, assim como vc amiga, o nosso pais talvez ñ estivesse onde estar, mais infelizmente somos a maioria analfabeto politico onde muitos votam por boniteza, outros por dinheiro , e outros votam por impulso " si tu ñ presta, voto em tu mesmo" gostei amiga muito desse seu comentário politico, parabéns Kamile.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso eu fiz esse texto, de repente ele alcança alguma dessas pessoas, e assim que sabe uma dessas acorda, e assim por diante... É uma gota no oceano, mas existe...
      Obrigada pelo seu comentário Vicente!

      Excluir
  20. Oi Camile, muito bom o seu texto!
    Realmente, acredito que o nosso problema seja cultural. Outro dia, conversando com uma pessoa sobre política, qual me pareceu ser um cidadão de bem, ouvi o seguinte comentário: "Se um dia for político, também vou roubar, pois todos que entram lá, roubam, comigo não vai ser diferente". Fiquei muito irritado e respondi o seguinte: "Por isso que essa m... não vai pra frente, porque a maioria pensa como você".
    Infelizmente, para grande parte da população, a malandragem, a "Lei do Gerson", de quem quer levar vantagem em tudo, parece ser venerada. Vemos isso nas filas, no trânsito, no futebol, no troco a mais (a propósito, hoje mesmo devolvi ao caixa de uma padaria o troco a mais que ele me dera), etc, etc, etc. Em outra ocasião, ouvi de uma senhora dos seus 70 anos, que o cidadão do aeroporto de Brasília que devolvera a carteira encontrada com 10 mil, era um trouxa. Perguntei a ela, caso a carteira fosse sua, se pensaria da mesma forma? (silêncio).
    Em fim, parece tratar-se de uma "herança maldita". Quando o Brasil era colônia, tudo foi subtraído e nossas riquezas esgotadas. A realeza invadiu o Rio de Janeiro, fugindo de Napoleão, apossando-se de tudo o que havia de melhor na cidade maravilhosa. E assim vai...
    Temos que mudar esse estigma e valorizar a honestidade, o direito coletivo e a justiça. Meu pai lutou contra a ditadura militar, na década de 60, faleceu de derrame, mas eu acredito que foi mais é de desgosto. Levávamos uma vida paupérrima, assim como a maioria dos brasileiros e não havia muita esperança de dias melhores. Com a queda do governo militar tivemos uma grande oportunidade de transformar este país, mas o sistema corrompido que perdura, feis-nos deperdiçar essa chance. Acredito que ainda vai melhorar, mas não espero estar aqui para ver. Acho que vai ficar para outras gerações. Mas o meu papel de pregar a mudança, eu pratico todos os dias. Não perco a oportunidade de falar sobre as questões morais dentro da política e, principalmente, dentro da nossa sociedade, pois só assim, teremos cidadãos mais dignos e uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos dias de hoje Elcio "malandro é ser honesto"... Obrigada por compartilhar um pedaço da sua história aqui no meu blog. E como eu disse, o pensamento da população que tem que ser mudado... Vai levar um bom tempo, mas tenho esperanças de que um dia isso aconteça.

      Excluir
  21. Para deixar claro, eu aceito opiniões diversas, desde que não sejam ofensivas a minha pessoa, pois não ofendi ninguém, se alguém se sentiu ofendido especificamente, reveja a sua consciência, não vou aceitar e muito menos admitir esses tipo de comentários... Irei deletar mesmo... Quanto ao G+, eu vou bloquear e denunciar. A pessoa se acha mais evoluída e estudada que outra, mas não sabe a principal coisa sua a civilidade, o RESPEITO a outra pessoa, se não conhece a minha história, a minha vida e a minha luta, não tem o menor direito de falar sobre a minha moral, sobre o meu intelecto, enfim sobre mim... Todos tem o direito de discordar, e eu respeito, e brigo por todos terem o direito de se expressar ""Posso não concordar com o que dizes, mas lutarei até a morte para que tenhas o direito de dizer" (Voltaire), mas NÃO ADMITO FALTA DE RESPEITO... Nada pode ser mais importante do que o respeito ao outro, se eu não sei muita coisa, a pessoa que veio me ofender aqui também, sabe muito menos. Peço desculpa a quem não tem nada a ver com isso, e agradeço a todos que sabem respeitar o próximo, mesmo não concordando.

    ResponderExcluir
  22. Para você que ainda insiste em vir me ofender, achando que é muito mais do que eu, só tenho uma coisa para te falar... LIBERDADE DE EXPRESSÃO, não é LIBERDADE PARA OFENDER... Aprenda a ser uma pessoa agradável e assim as coisas serão melhores, e todo mundo respeitará a sua opinião, mas opinião sem respeito nunca será respeitada, e não terá vez aqui... Você tem muito que aprender sobre a vida, e sobre principalmente respeito...

    ResponderExcluir
  23. Só mais uma coisinha...
    TENTAR ME DIMINUIR, NÃO IRÁ TE FAZER CRESCER... Ok

    ResponderExcluir